sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quem sou como professor(a)

Ao longo dos 15 anos que atuo como docente do ensino fundamental e médio procuro sempre participar de eventos/cursos que possam trazer-me conhecimentos novos, que me possibilitem ressignificar minha prática pedagógica. Sou aberta a inovações, claro que existe o medo do novo, mas isso não impede que eu tente. No entanto, muitas vezes me sinto impotente diante do sistema, porque na escola muitas coisas não existem. Ou não funcionam. Temos computador, por exemplo, no entanto a internet não chegou lá. Refiro-me a EEEFM Profª Graziela Moura Ribeiro. Em alguns casos, deixamos de usar um recurso, que existe na escola, simplesmente porque as dificuldades de acesso são muitas.

Vale destacar que como docente, tenho como procedimento (re)avaliar juntamente com aluno a dinâmica de trabalho adotada em sala. Com isso, percebo que fico mais perto do aluno e ele de mim. Tenho consciência, todavia, que o aluno é o termômetro para o meu trabalho, por isso acho fundamental existir um canal aberto de comunicação entre educador e educando. No decorrer desses anos, tenho aprendido muito com o aluno .

Também penso que o aluno é o meu patrão, por isso devo respeitá-lo e dar o meu melhor. (Re)fazer esse curso, para mim, representa conhecer melhor esse instrumento tão importante hoje ao processo ensino aprendizagem, uma que se apresenta como uma ferramenta de grande importância ao processo ensino aprendizagem, sem esquecer quer o aluno, como todo o ser humano, está havido por novidades.

Penso que na era da comunicação e informação não cabe mais o professor de quadro e giz. Nós, educadores, precisamos estar abertos ao novo, sem esquecer, entretanto, que coragem não é ausência do medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário